Precisamos analisar as necessidades emocionais dos idosos e como podemos contribuir para o bem estar daqueles que são nossas origens.
A saúde emocional do idoso é diretamente afetada pelas doenças relacionadas com a idade. Nesse ponto, a perda de autocontrole, solidão, medo e outras limitações são prejudiciais.
Da mesma forma, o estado emocional e físico de um cuidador pode afetar os idosos.
Devemos proteger a saúde emocional do idoso e evitar que se tornem vulneráveis a doenças.
Nesta fase da vida, especialmente em doentes com diagnóstico prévio de demência ou outra doença mental, existe uma tendência para:
- A depressão;
- Ansiedades;
- Problemas de saúde mental de curta duração;
- Caso isolado de pandemia social.
O idoso pode praticar atividades físicas ou até mesmo a realizar a fisioterapia
As atividades físicas ajudam na saúde emocional do idoso por produzir endorfina e melhorar a convivência social do idoso.
Alem disso atividades físicas ativa várias áreas ligadas a doenças mentais ligadas ao emocional do idoso como: ansiedade e depressão.
Portanto, mesmo que simples, incentive o idoso a realizar uma atividade física ou fisioterapia, isso pode auxiliar na saúde emocional do idoso.
Atividades prazerosas e produtiva podem auxiliar nas necessidades emocionais dos idosos
Rotinas como passeios, tomar sol, tarefas cognitivas, como por exemplo jogos, quebra cabeças ou até mesmo assistir algo, podem ser ocupações prazerosas que ajudaram no equilíbrio emocional do idoso.
Atividades assim, promovem o bem-estar e a confiança do idoso, autoestima e autocuidado.
Todos esses fatores são fundamentais para estabilizar as atividades emocionais do idoso e as suas reações diárias aos fatos cotidianos.
Atenção à imunidade para não afetar as necessidades emocionais dos idosos
A imunidade deficiente prejudica o funcionamento normal de um organismo e afeta todo o organismo, isso inclui a saúde emocional do idoso.
A saúde emocional do idoso tem muito a ver com a sua alimentação e imunidade.
Um idoso doente, ou muito debilitado, não consegue se equilibrar emocionalmente, ou ainda um idoso que não possui em suas atividades fatores que contribuam para as funcionalidades naturais do corpo podem sofrer de doença futuras mentais.
Um emocional desestabilizado pode trazer complicações físicas ao idoso, ou até agravar seu estado de saúde, portanto busque sempre priorizar o emocional do idoso junto com a saúde física.
Mantenha a atenção na segurança, convívio familiar, ao sono e ao conforto do idoso
O emocional do idoso também está ligado ao convívio familiar, ao sono e ao conforto dele.
Todos os recursos disponíveis podem contribuir para a estabilidade emocional do idoso e enfatizar o bem-estar dele.
Um idoso que se sente seguro tem mais tendência a ser feliz e ter melhor qualidade de vida, assim o cuidador deve priorizar essa comunicação com os familiares para desenvolver um realinhamento emocional entre as partes.
Além disso, o sono é um fator importante para se manter não apenas a saúde emocional do idoso, mas também a saúde física. O sono é de extrema importância para o descanso da mente e a estabilidade das emoções no decorrer do dia.
Uma mente sem o descanso necessário pode ter sérios problemas como: perda de memória, instabilidade na resolução de atividades simples e até mesmo problemas de concentração.
Respeite a espiritualidade e a religiosidade do idoso
Respeitar os momentos espirituais e religiosos do idoso ajudam a manter a sanidade e a estabilidade emocional do idoso.
Momentos de reflexão podem ser importantes para alguém que já possui limitações, até mesmo nas atividades mais simples.
A espiritualidade ajuda muito nas atividades cerebrais e podem fornecer uma sensação de alívio, portanto respeitar esses momentos é algo essencial para que conquiste a saúde emocional do idoso.
Conclusão
Respeitar as necessidades individuais do idoso é o primeiro passo para contribuir para sua saúde emocional do idoso, portanto, respeite cada um dos momentos que ele parecer reflexivo ou que queria realizar algo que contribua para seu desenvolvimento como parte da sociedade.
Para saber mais sobre a saúde emocional do idoso e outros assuntos continue acompanhando nosso blog.
Na loja virtual da Cuidadores BH você encontra diversos tipos de produtos para melhorar a qualidade de vida de nossos idosos. Por isso temos uma linha completa que auxilia na mobilidade, bem como no conforto do assistido.
Acesse: www.cuidadoresbh.com
Entrega para todo o Brasil.