A Fonoaudiologia é a ciência que estuda a comunicação humana e todas as dificuldades que podem prejudicá-la. Em pleno desenvolvimento, ampliou-se e tem-se proposto atuar em outras áreas que também envolvem e influenciam a qualidade de vida das pessoas, como o equilíbrio, o sono, a degustação e o envelhecer.

As áreas de atuação da Fonoaudiologia são muito extensas, mas sempre visam a melhora a da qualidade de vida e a interação das pessoas com o mundo à sua volta.

Os atendimentos em “Home Care” podem ser oferecidos para reabilitação ou gerenciamento das alterações de deglutição, disfagia que podem ocorrer do período neonatal até o envelhecimento pelas mais diversas causas.

A Disfagia pode ser definida como dificuldade de deglutição e caracteriza-se por um sintoma comum de diversas doenças. Pode ser causada por alterações neurológicas como AVE (Acidente Vascular Encefálico), outras doenças neurológicas e ou neuromusculares (Demências, Doenças de Parkinson, TCE, Distrofias, ELA, entre outras) e também alterações locais obstrutivas.

“Os atendimentos em “Home Care” podem ser oferecidos para reabilitação ou gerenciamento das alterações de deglutição, disfagia, que podem ocorrer do período neonatal até o envelhecimento pelas mais diversas causas.”

O propósito fundamental da identificação da causa da disfagia consiste em selecionar o melhor tratamento que pode variar desde o tratamento de reabilitação Fonoaudiológica, a alteração de consistência dos alimentos para evitar a aspiração do conteúdo para o pulmão e pode ter um foco completamente diferente, como cirúrgico, no caso de neoplasias.

O Fonoaudiólogo é o profissional de uma equipe multidisciplinar, indicado para ajudar no diagnóstico, no prognóstico, assim como na reabilitação e gerenciamento das disfagias, prevenindo possíveis complicações.

Alem da disfagia, o tratamento fonoaudiológico é necessário para reabilitação das alterações de fala, linguagem e memoria após alterações neurológicas e no processo do envelhecimento.

Por: Melissa Teddo

Solicite Orçamento