A Nutrição é a ciência que estuda as relações entre os alimentos e nutrientes ingeridos pelo ser humano e possíveis estados de saúde e doença de forma promover, manter e recuperar a saúde do paciente.
Dessa forma quando o nutricionista atua na assistência domiciliar tem como objetivo promover uma educação nutricional eficaz, buscando ações de mudanças nos hábitos alimentares dos pacientes e familiares. O cuidado nutricional é um conjunto de medidas que o profissional deve estabelecer a fim de promover uma alimentação terapêutica, com o fornecimento adequado de nutrientes, prevenindo a desnutrição e que contribua, junto com outros profissionais, para a recuperação da saúde.
Ao entrar no ambiente familiar, o profissional de nutrição irá trabalhar atendendo com um olhar sobre a alimentação do sujeito acompanhado não só ligada a questões biológicas, mas também a questões sociais, culturais ou religiosas e que será necessário respeitar essas condições quando elaboramos o programa terapêutico dietético. As orientações vão ser passadas ao paciente, familiares ou cuidadores de forma clara para adesão ao tratamento proposto e pactuado.
É de suma importância que toda a estratégia da nutrição esteja em alinhamento com outros profissionais que assistem o paciente, o tratamento deve ser multiprofissional. O sucesso no atendimento nutricional domiciliar passa pela empatia, ou seja, conhecer bem o paciente e oferecer um atendimento humanizado e individualizado.
Esse profissional é de grande importância para manutenção da saúde do paciente com instabilidade postural, resposta cognitiva reduzida, acamados, com doenças de fundo alimentar, doenças muito energéticas de forma a reduzir o risco de desnutrição e melhorar o prognostico de reestabelecimento da saúde do acompanhado.
Caso tenha alguma dúvida entre em contato.
Nós, Cuidadores BH, teremos a satisfação em orienta-lo!
Cuidar de Pessoas Representa:
Atenção contínua e assistida por um profissional;
Diminuição das internações e dos custos hospitalares;
Redução dos riscos de infecção hospitalar;
Atendimento ao paciente no núcleo familiar;
Tranquilidade para os afazeres normais no dia-a-dia dos familiares, melhorando
a qualidade de vida de todos.