Cuidados com a pele do idoso

Cuidados com a pele do idoso

O processo de envelhecimento humano provoca muitas alterações fisiológicas, e um dos órgãos mais afetados pelo envelhecimento é a pele. A pele é considerada o maior órgão do corpo humano e ocorrem mudanças importantes durante o envelhecimento. Um deles é a perda de elasticidade, hidratação e maciez.

Os cuidados com a pele do idoso são a higiene, a proteção solar e a hidratação. A pele envelhecida é muito frágil e é importante mantê-la limpa, seca, hidratada e observando constantemente as mudanças na integridade, cor e textura.

Além dos fatores externos que afetam o processo de envelhecimento da pele, o que ocorre naturalmente é a glicação e a oxidação. A glicação é a degeneração das estruturas que sustentam a pele, o colágeno e a elastina. Por outro lado, a oxidação é um processo que ocorre na membrana celular e degrada a função e o metabolismo da membrana celular. As alterações na pele também incluem secura e hipersensibilidade. Estes são inevitáveis​​ com a idade e podem causar dermatites. Para cuidar da pele do idoso, existem tratamentos especiais.

Cuidados com a pele do idoso

Os cuidados com a pele do idoso exigem pequenos esforços, mas seus efeitos são grandiosos. Evite esponjas e banhos quentes e longos e prefira sabonetes neutros desta forma não agredirá a pele do idoso.

Cuidados com a pele do idoso durante o banho

O banho é um momento de relaxamento e pode melhorar muito o seu humor. Portanto, alguns cuidados com a pele do idoso devem ser tomados, principalmente para os idosos com pele delicada.

A água neste caso não deve ser muito quente porque pode causar queimaduras e ressecamento da pele se estiver com temperatura elevada. Outro comentário diz respeito aos sabonetes, de preferência sabonetes neutros que são elaborados com menos produtos químicos e por sua vez serão menos abrasivos a pele, mantendo suas propriedades naturais. Ressecamento de pele também podem ocorrer com purificadores de ar. Isso ocorre porque os purificadores de ar podem conter alérgenos, que podem danificar a pele dos idosos.

Os cuidados com a pele do idoso também inclui limpar a pele e evitar o uso de esponjas e esfoliantes que podem danificar ou remover as barreiras naturais da pele.

Um problema que pode resultar de um banho deficiente é o aparecimento de leveduras e outras infecções fúngicas, que também podem afetar as unhas dos idosos e causar doenças. Para evitar isso, preste atenção especial às áreas que são difíceis de limpar, como entre os dedos dos pés.

Hidratação da pele após o banho

Após o banho e durante o dia, recomenda-se o uso de um hidratante muito útil para os cuidados com a pele do idoso. Esses produtos podem melhorar a aparência da pele e manter a elasticidade da pele.

Por exemplo, este tratamento simples pode prevenir o ressecamento da pele, prevenir coceira e esfoliar.

Não especificamos um produto de hidratação específico, mas o ideal é que a preparação não tenha perfume. Este é o mesmo aviso que fizemos antes com sabonete.

Incentive o consumo de água

É um hábito que devemos ter e que nos trará muitos benefícios. Beba água regularmente. Para os idosos isso é muito importante, pois, evita complicações nos órgãos internos e externos. Nesse caso, falaremos sobre os cuidados com a pele do idoso.

Como você sabe, é recomendável beber de 2 a 2,5 litros de água por dia para que o corpo funcione bem. Não beber este líquido pode causar desidratação, pele seca e problemas renais. É por isso que a água está em nossa lista de produtos para a pele envelhecida.

Como um hidratante natural, ajuda a combater as rugas e a produzir colágeno. Ele também remove a causa subjacente desse problema, o sódio, que reduz o inchaço causado pela retenção de água.

A alimentação pode ajudar muito

Alimentos ricos em fibra ajuda no funcionamento adequado do intestino o que por sua vez contribui para uma pele mais saudável.

É importante lembrar que a dieta do idoso deve ser balanceada e conforme prescrita pelo o médico. Recomendamos alimentos ricos em proteínas, vitaminas e minerais.

Conclusão

Não criar uma nova rotina nos cuidados com a pele do idoso, isso é, novos hábitos, podem prejudicar o processo de envelhecimento da pele, bem como complicar a longevidade e a vida do idoso acarretando grandes problemas futuros.

Os cuidados com os idosos são fundamentais, até porque existe uma tendência de aumento do número de idosos não só no Brasil, mas também no mundo? Em 2050, o número de idosos chegará a 2 bilhões, ou um quinto da população total do planeta, segundo dados apresentados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por isso, saber como são os cuidados com a pele do idoso é parte integrante da vida de todos nós.

Na loja virtual da Cuidadores BH você encontra diversos tipos de produtos para melhorar a qualidade de vida de nossos idosos. Temos uma linha completa que auxilia na mobilidade, bem como no conforto do assistido. Acesse nossa loja virtual  cuidadoresbh.com  entrega para todo o Brasil.

Categoria:  

  •  

Por Cuidadores BH

Cuidadores BH

Cuidadores BH

Cuidar de Pessoas

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Podemos lhe ajudar?
Enviar via WhatsApp